Banho Tosa Shih Tzu

Banho e Tosa em Shih-tzu – Cuidados essenciais

Admirados e afetuosos, os cães da raça Shih-tzu são adorados no Brasil, sendo considerados um dos cães mais comuns em lares brasileiros. O Banho e Tosa em Shih-tzu merece uma atenção especial, por essa razão, antes de trazer um Shih-tzu para a família, é sempre importante se perguntar se realmente você será capaz de proporcionar os cuidados essenciais, principalmente para os banhos no seu pet, além também da tosa que se faz necessária em alguns casos.

Banho e tosa em Shih-tzu – Quais são os cuidados essenciais?

Veja abaixo as dicas especiais que separamos para você:

#Dica 1 – Escovação de pelos em Shih-tzu

Os cuidados com raças que contém pelos mais longos, exigem uma escovação realizada diariamente a fim de evitar nós, podendo ser utilizados para isso uma escova de massagem de qualidade, rasqueadeira ou um pente de metal com dentes longos.

A melhor forma de começar essa escovação é pelas patas traseiras, sempre de forma cuidadosa, mecha por mecha. Escove sempre de baixo para cima e depois em sentido contrário, lembrando que é preciso pentear sempre no sentido que o pelo cresce.

Durante a escovação é importante alcançar a pele do cachorro, pois se você estiver se esforçando para uma escovação apenas superficial, a camada interna de pelo ficará intacta, podendo embaraçar e fazer com que os pelos fiquem com aspecto volumoso.

#Dica 2 – O banho do Shih-tzu

Não dê banho em seu Shih-tzu se ele estiver com os pelos embaraçados, pois isso só irá piorar a situação. Os nós dificultam a lavagem do pelo, pois o shampoo não consegue penetrar nos mesmos. Dificultam a secagem também, que não será completa, propiciando o desenvolvimento de bactérias e fungos, podendo vir a desenvolver problemas de pele.

A única saída nesses casos é a remoção dos nós, que deve ser feita mexa por mexa com uma rasqueadeira, ou quando não é possível abri-los devido à grande quantidade, fazer a tosa adequada do pelo para que o banho possa ser dado corretamente. Evite usar desembolador, que machuca o cão e danifica o fio.

Além disso, banhos constantes não são bons para o Shih-tzu, ele precisa apenas de 1 banho por semana para manter-se limpo. É importante não exagerar, pois os pelos e a pele poderão sofrer as consequências.

Antes de espalhar o shampoo, enxague bem e cuidadosamente o pelo. É importante não esfregar muito, pois isso pode embaraça-los.

Após a limpeza é preciso enxaguar imediatamente para que os pelos não percam o brilho.

#Dica 3 – Tosa em Shih-tzu

Algumas pessoas ficam na dúvida entre tosar ou não o pelo do seu cãozinho no verão.

O pelo do Shih-tzu protege-os do sol, alergias e doenças de pele. É um cão de origem Tibetana, e lá é quente de dia e frio à noite, por isso podem adaptar-se a certas temperaturas.

Seu pelo tem fácil mobilidade e esse é outro fator pelo qual não sentem tanto calor, ao contrário de um chow-chow por exemplo.

Além disso, os cães não suam pela pele como nós, eles fazem a regulação da temperatura pela boca, ficam ofegantes e expulsam o ar quente, diminuindo assim a sua temperatura interna.

Ainda assim, alguns cães sofrem muito com o calor no verão, e por essa razão seus donos acabam optando pela tosa, também em função de sua praticidade, pois o corte curto do pelo é o ideal para os dias mais quentes, facilitando também a sua higiene e evitando a formação de nós.

Para garantir a saúde do seu cãozinho da raça Shih-tzu e também sua felicidade, os cuidados com banho e tosa a partir das dicas compartilhadas aqui, devem ser semanais.

O melhor PetShop em Canoas - PetAmie - Veterinário Canoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *