Vacinas em Filhotes - Como funciona?

Vacinas em filhotes – Guia básico

Quais são as vacinas em filhotes mais necessárias?

Seu filhote nunca foi vacinado? Quando essas vacinas deverão ser realizadas?

Essas são dúvidas muito comuns quando se fala de vacinas em filhotes, afinal é importante saber tudo que eles precisam nessa fase, e principalmente, devem sempre ser acompanhados por um veterinário de confiança.

As principais vacinas que serão aplicadas pelo veterinário são a V8 ou  V10 e antirrábica, sendo que essas são as vacinas obrigatórias no esquema de vacinação. Confira a seguir as principais dúvidas e algumas dicas com relação as vacinas que os filhotes precisam.

Quantas doses da vacinas em filhotes polivalente devem ser feitas?

Todos os filhotes devem receber de 3 a 4 doses da vacina polivalente. A primeira dose é aplicada entre 45 – 60 dias de idade. As demais doses devem ter um intervalo de 21 – 30 dias, sendo que a última dose da vacina deve ser feita aos 4 meses de idade, deixando assim o animal imunologicamente protegido.

Essa vacina deve ser reforçada anualmente.

Quando fazer a vacina antirrábica?

A raiva é uma zoonose, ou seja, é transmitida aos seres humanos e a taxa de mortalidade é muito alta. A Vacina antirrábica é considerada obrigatória pelo risco à saúde publica.

Essa vacina deverá ser aplicada a partir dos 4 meses de idade, realizando um reforço a cada ano subsequente.

Quando fazer a vacina contra a gripe canina?

A vacina contra a gripe canina protege os cães  contra as infecções respiratórias causadas pela bordetella bronchiseptica e parainfluenza tipo 2 (tosse dos canis).

Ela pode ser aplicada aos 3 meses de idade, repetindo a dose em 30 dias.

Essa vacina deve ter um reforço anual.

Vacina contra Leishmaniose

Além dessas vacinas, existe também a imunização contra a leishmaniose ou calazar, que assim como a raiva, é  uma zoonose.

Para realizar essa vacina, deve ser feito um teste rápido para ver se o animal não esta infectado com a doença. Feito isso e com o resultado negativo, é possível fazer as 3 doses da vacina com  intervalo de 30 dias. Essa vacina tem início aos 4 meses de idade.

Reforço anual.

Vacinação adequada em filhotes

Os filhotes com menos de 45 dias de vida não devem receber qualquer vacina, a não ser que a cadela que tenha dado à luz aos filhotes nunca tenha recebido qualquer tipo de vacina, pois essas vacinas podem ser inativadas pelos anticorpos passados da mãe para suas crias.

Essa é a principal razão pelas quais os filhotes só devem ser adotados com 2 ou três meses de vida, preferencialmente já com duas doses da vacina V8 ou V10, ou seja, o filhote precisará ter pelo menos 66 dias de vida antes de ser adotado.

Vacinas V8, V10 e V11

Uma não é melhor do que a outra, isso costuma depender muito.

vacina V8 protege contra as seguintes doenças:

  • Cinomose
  • Hepatite Infecciosa Canina
  • Adenovirose
  • Coronavirose
  • Parainfluenza Canina
  • Parvovirose
  • Leptospirose canina

As diferenças entre elas é que as vacinas V10vacinas V11vacinas V12 e outras incluem sorovares da bactéria leptospira.

Mesmo que isso soe como bom, na realidade pode ser em vão. Isso porque cada região possui probabilidade de desenvolvimento de uma doença para outra região.

Existem atualmente mais de 250 tipos existentes de doenças em filhotes, e as que essas vacinas possuem são de maiores chances, de acordo com cada região.

Vacina contra Giárdia

Muitos veterinários recomendam a aplicação dessa vacina, o que não impede o cão de contrair por completo a giárdia, mas reduz os efeitos da giardíase.

Ou seja, os filhotes até podem contrair essa doença, mas de uma forma mais tranquila.

A vacina é aplicada em duas doses com intervalos de 15 dias.

 

Mantenha sempre a caderneta de vacinas do seu cão em dia, tanto para cuidar da saúde do seu melhor amigo quanto para cuidar da sua.

Para concluir, é importante entender bem o fluxo de vacinas em filhotes para que seu pequeno fique imune a todo e qualquer problema. Vale lembrar também que até esta imunização ser completa, evite locais como parques,  praças e condomínios que tenham circulação de outros animais.

Se você está em busca de um Pet Shop de confiança para vacinar seu filhote, ligue agora para a PetAmie e agende conosco. Temos as melhores vacinas do mercado que fará seu filhote ficar seguro e imune a qualquer doença.

O melhor PetShop em Canoas - PetAmie - Veterinário Canoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *